Mato Grosso, Quinta-Feira, 16 de Maio de 2024     
Novo Portal
Professores do Campus de Barra do Bugres montam laboratório de informática para crianças
Pela Educação
Professores do Campus de Barra do Bugres montam laboratório de informática para crianças
07/06/2011 15:24:17
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Organização Não Governamental Creche Regina Serrotti Frigieri,  popular SOS Criança, em Barra do Bugres, com mais de 10 anos de fundação, é apadrinhada pelo curso de Ciências da Computação do campus de Barra do Bugres, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat).

Os professores da Unemat montaram um laboratório de informática com cerca de 12 computadores. As máquinas são todas usadas, o que para a maioria da população parece um monte de sucatas, os docentes do campus da Unemat transformam em acesso a tecnologia para centenas de crianças. Além de professores, alunos da universidade são voluntários na escola infantil.

Segundo o professor da Unemat Armando da Silva Filho, este intercambio é essencial para o desenvolvimento humano e profissional dos universitários. Apaixonado pelo local, Armando além de ajudar na parte técnica faz doações contínuas de legumes e hortaliças.

Diógenes Antonio M. José, também professor da Unemat , participa ativamente no suporte do laboratório de informática do SOS Criança e mesmo com muitos afazeres por conta da docência, sempre encontra um tempo para freqüentar o local. “Saímos daqui renovados, cheios de esperanças de um futuro realmente melhor. A educação é a única solução para melhorar a desigualdade social. Um lugar como este possibilita a inserção de crianças a um mundo cheio de possibilidades. Aqui eles são preparados para exercer cidadania”, afirmou ele.

A instituição conta atualmente com aproximadamente 300 crianças, entre: maternal, pré 1, pré 2, alfabetização e 1ª, 2ª e 3ª séries. A SOS funciona também com uma extensão das escolas, Silvana de Souza Daniel, ensino pré, e Guiomar de Campos Miranda, com alunos da alfabetização até 3ª séries.

A escola oferece três refeições por turno, balanceadas por uma nutricionista cedida pela prefeitura de Barra do Bugres. Além das matérias regulares, os alunos têm aulas de Inglês, Francês e Espanhol, aulas e violão, reforço escolar e informática

A ONG sobrevive de doações feitas pelos pais dos alunos e colaboradores. O Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura repassa merenda, material pedagógico e escolar, além dos salários de alguns professores e funcionários.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24680 | Impressões: 141860
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada